sexta-feira, 10 de setembro de 2010

LADAINHA NA VIZINHAAA!

Vocês já ouviram falar sobre ladainha?
Se nunca ouviu, este é o momento de desabafo e cultura.

Segundo Houaiss Ladainha:

2 Derivação: por analogia.
falação fastidiosa que está sempre repisando as mesmas ideias; enumeração longa e cansativa; esp. repetição monótona e tediosa de queixas e recriminações; lenga-lenga.

É claro que existem outras explicações sobre ladainha:cântico que é entoado na Roda de Capoeira, prece litúrgica etc.

Hoje eu tive o desprazer de tentar dormir enquanto a empregada da vizinha, resmungava, falava, falava e o mais estranho é que ela falava, ams ninguém respondia, mesmo assim a maledeta não calava a boca, foi uma das tardes mais infernais para dormir.

Enquanto eu tentava dormir e ela falava, assimilei aquelas imagens do tempo da escravidão em que as negras iam lavar roupas à beira rio e ficavam cantarolando, ou mesmo no século passado quando as mulheres lavavam roupas em rios, e ficavam aquele bando de mulher resmungando, ficavam cheias de ladainhas. E para mim é claro o motivo que fazia os senhores mandarem as negras/mulheres lavarem as roupas em rios bem longe, o motivo é único, NINGUÉM AGUENTA uma mulher resmungando ou falando à toa o dia todo, imagine várias mulheres o dia todo?

Até eu se tivesse um rio ia dar uns panos bem encardidos para aquele criatura sumir e ficar falando sozinha bem longe de mim, sozinha porque os donos da casa em pouquíssimos momentos respondiam a toda aquela ladainha.

Ah, e detalhe consegui finalmente dormir e quando acordei às 20h30 ela estava indo embora, resumo da ópera, ela falou tanto o dia todo que não foi capaz de terminar o trabalho em um horário decente.

Um comentário:

  1. "Ladainha" nunca foi tão bem explicada e nem tão usada num texto! parabéns! rsrs

    ResponderExcluir